RESENHA | Corte de Gelo e Estrelas, de Sarah J. Maas




Corte de Gelo e Estrelas é a continuação da trilogia Corte de Espinhos e Rosas, que já foi resenhada aqui no blog. Este novo livro é considerado um spin-off, porque ele funciona como um link entre a primeira trilogia e a nova série que vem por ai. Nesta história, acompanhamos como os personagens estão lidando com as consequências após a guerra, para seu povo e para seus relacionamentos pessoais. Através do ponto de vista de vário personagens, principalmente Rhysand e Feyre, vemos como os fatos vão se desenrolando e muita tramas vão se formando para o próximo livro.

Obviamente, Corte de Gelo e Estrelas só deve ser lido por quem já passou pela trilogia (que eu indico a  leitura fervorosamente). A história se passa meses após o ultimo livro e ele traz uma energia bem diferente dele, ma ainda assim bem especial. Para mim foi maravilhoso poder curtir meus personagens sem aquela corrida frenética para impedir ou acabar com uma guerra. Apesar de eles ainda trabalharem muito para reerguer tudo o que foi destruído e ainda lidar internamente com todas as cenas chocantes que passaram, o livro tem uma pegada mais família e emotiva.

Coincidentemente, achei que ter lido ele as vésperas do natal foi uma combinação perfeita. Isso porque o história em torno dos preparativos para o solstício de Inverno (no hemisfério norte é exatamente ontem, quando comecei e terminei o livro), que é uma festividade que para eles funciona como o natal, com festas e troca de presentes. E o livro tem muito desse espirito natalino. Apesar de todo o horror, existe uma grande família ali, que sobreviveu e que deseja comemorar junto. Com alguns exceções.


Para quem é apaixonado pelo casal Rhysand e Feyre, o livro é puro amor. Cada momento deles é exatamente o que desejaríamos para eles após tudo. Quanto aos outros personagens, também vemos muito deles, com vários contando seus pontos de vista, e como falei, há muito trama se desenvolvendo e no final a gente fica ansioso para saber se tal situação vai virar alguma coisa maior ou como as coisas vão se resolver. O livro traz várias cenas divertidas. Teve uma com todos reunidos que dei altas gargalhadas.

Alguns personagens ainda estão difíceis de lidar (quem leu a série, provavelmente sabe de quem estou falando. Nestha), mas dá pra perceber isso faz parte da história que a autora quer contar. E a Sarah J. Mass é muito boa em desenvolver no tempo certo os pensamentos e emoções dos personagens. O livro também apresenta já alguns questões que os personagens vão ter que lidar para manter a paz que conseguiram com tanto sacrifício, e pode ser que um novo grande problema venha por ai.

Corte de Gelo e Estrelas é um belo presente para quem é apaixonado pela série Corte de Espinhos e Rosas. O livro é bem menor que seus antecessores, mas ele traz uma trama menor e quase como se fosse uma extensão do último livro. Não consegui colocar defeito em nada e super valeu a minha ansiedade para ler este livro. Sem falar que a caba está muito bonita e bem a cara da história. É uma leitura que não vai decepcionar.



0 comentários

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)