RESENHA | @mor, de Daniel Glattauer



@mor é um romance contemporâneo, escrito pelo autor Daniel Glattauer, em que acompanhamos a história apenas através de e-mails enviados pelos protagonistas Emmi e Leo. Tudo começa quando Emmi manda um e-mail por engano para Leo, e depois disso, os dois acabam conversando e desenvolvendo uma amizade virtual. O problema é que a amizade vai evoluindo, e os dois acabam se envolvendo mais profundamente. Mas o dois não sabem se querem se encontrar pessoalmente, onde as expectativas dos dois podem não encaixar com a realidade. E para completar, todo esse envolvimento virtual, bate no fato de que Emmi é casada.

@mor é um livro que veio parar na minhas mãos por acaso. E me chamou a atenção, exatamente por ser escrito em forma de e-mails. Algo que adorei acompanhar no livro da Meg Cabot, Garoto Encontra Garota, há muito tempo atrás. Mas as semelhanças acabam por ai, porque @mor é um livro muito mais sério e sutil na forma como desenvolve o romance do casal. E nem sei se poderia realmente chamar de romance.  

O livro é curto, com 184 páginas. O autor aproveita bem o tempo, para mostrar o desenvolvimento da relação entre os dois, que começa como conversa entre conhecidos, e que vai evoluindo, até que os dois estão muito ligados e dependentes um do outro. Mas isso sem nunca terem se visto pessoalmente. O livro faz isso de forma muito verdadeira, e o leitor consegue entender os sentimentos dos personagens. Ficamos ansiosos esperando ver como será o encontro entre o dois, e como eles vão lidar com os sentimentos que aparecem e os obstáculos também.


Tudo acontece de forma muito discreta e respeitosa, então as palavras mostram o sentimento, mas os dois evitam lidar com tudo como se fosse um romance, porque os dois se apegam ao fato de que a Emmi é casada. E isso alimenta a própria dúvida de Leo (e a nossa) se tudo não passa de uma "quebra de rotina" para ela, ou se realmente esses sentimentos durariam mais do que um encontro. Se a magia se perderia, quando os dois se conhecessem.

Para mim, a história é bem construída, mas achei que algumas vezes os e-mail eram um pouco maçantes, sem apresentar nada de importante. Com isso, a minha atenção se perdia um pouco. Talvez eu tivesse enxugado mais o livro. Mas ainda assim, é um livro bem legal, com um jeito bem especial de passar sua história. Apenas quando acabei de ler, foi que descobri que ele tem uma continuação, chamada Emmi & Leo: A Sétima Onda. 

Apesar de @mor ser um livro mediano, e não ter me marcado muito, quero ler a continuação, porque desejo muito saber como a história se desenrola. Isso porque o primeiro livro acaba de forma bem dramática, e o leitor não vai aguentar ficar em saber no que tudo aquilo deu. @mor é um livro que vale a leitura? Sim, tanto que foi publicado em diversos países. Não é marcante, mas garante um bom momento de diversão.



0 comentários

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)