SOBREVIVI AO HOLOCOAUSTO



A palavra "Holocausto" é de origem grega e significa "Sacrifício pelo fogo". O Holocausto foi a perseguição e o extermínio sistemático de mais de aproximadamente seis milhões de judeus a mando do governo nazista, na Alemanha e nos países tomados. Os nazistas ao assumirem o poder na Alemanha, em 1933, acreditavam serem "racialmente superiores" aos judeus pois, para eles, representavam uma ameaça externa à sua tão adorada comunidade racial alemã.

Além de aprisionados os judeus eram tratados como escravos e obrigados a trabalhar, sendo levados à exaustão, sob o comando e supervisão das tropas da SS. Foi então que os nazistas construíram os campos de extermínio na Polônia, país europeu com maior população judaica, para facilitar a execução da "Solução final" que, dizia respeito ao genocídio ou destruição em massa de judeus. O maior campo de extermínio foi o complexo de Auschwitz - Birkenau o qual possuía 4 câmaras de gás, no auge das deportações cerca de seis mil judeus foram assassinados diariamente.


As unidades da SS e da polícia alemã assassinaram mais de um milhão de homens e mulheres judias e centenas de milhares de pessoas de grupos étnicos e ideológicos. O regime nazista caiu em 8 de Maio de 1945 quando as tropas alemãs se renderam aos Aliados. Antes das tropas se renderem oficialmente os Aliados já tinham dado início à libertação das pessoas se encontravam nos campos de concentração das cidades por onde as suas tropas passavam.

Temos uma infinidade de reportagens, documentários e depoimentos de como foi a realidade vivida pelos judeus nos campos de concentração nazistas e em bankers. O maior relato até hoje já divulgado pela mídia é o Diário de Anne Frank, no qual a própria Anne conta como é o dia a dia dentro de um banker dividido pela sua família e mais quatro pessoas. Descreve tão minuciosamente como era a divisão das reservas de comida, a forma como conseguiam adquirir alimentos, notícias da guerra e do medo constante de serem descobertos e mandados para os campos de concentração.



Uma narrativa tão rica em conteúdo que nos faz esquecer o quanto ela é triste pois, ao mesmo tempo em que Anne expressa sua tristeza por estar vivendo daquela maneira, ela tenta tirar o melhor proveito de cada situação com seu jeitinho peculiar para uma menina de 13 anos.

0 comentários

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)