MEUS 15 ANOS, Luiza Trigo




Primeiramente, vamos falar dessa autora incrível que é Luiza Trigo. Luly tem uma literatura envolvente, doce e carismática. Meus 15 Anos, adaptado para as telonas – com Larissa Manoela no papel principal -, é um daqueles livros que a gente lê em um dia e fica com o coração apertado, aquela saudade da infância, do colégio e do primeiro amor nos atingindo em cheio. É uma leitura leve e divertida, e apesar de ser voltada para o público infanto-juvenil, é possível apreciar mesmo que não se encaixe no grupo - basta querer voltar um pouco no tempo e recordar a adolescência. 

Meus 15 Anos conta a história de Bia, a maior nerd do colégio, às vésperas de sua grandiosa festa de aniversário, que acontecerá no Copacabana Palace. Desde a entrega dos convites - e todo o mistério sobre o tema secreto - até depois do grande dia, a vida da personagem, sofre diversas reviravoltas. Um melhor amigo apaixonado, o sonho de dançar a valsa com o garoto mais bonito do colégio e uma rival invejosa que faria qualquer coisa para estragar a festa de Bia são algumas das coisas com as quais a jovem protagonista tem que lidar.


Um ponto forte do livro é a incrível como a autora consegue reproduzir os diálogos dos jovens perfeitamente, repleto de gírias, abreviaturas e falas. O livro é jovem e atual sem soar forçado. As tensões de fim do Ensino Fundamental, as turmas divididas em grupinhos, além das maravilhosas músicas citadas no livro (como I Gotta Feeling, do Black Eyed Peas), são bem construídas, nos colocam dentro da história e carregam muita nostalgia.

Uma curiosidade bem interessante é que todos os capítulos tem nome de filmes: Encantada, As Apimentadas, Ele não está tão a fim de você... Luly é formada em Cinema pela UFF, e uniu suas duas paixões de forma mágica neste livro. É impossível não se apaixonar pelo melhor amigo Bruno, não querer fazer parte do grupo de amigas parceiras de Bia e não morrer de rir com as tentativas de Jessica de destruir a festa da inimiga. Com certeza vale a pena a leitura e, claro, uma sessão de cinema com o filme!



A adaptação de Meus 14 Anos foi feita em 2017, e o filme já está disponível na Netflix, com Larissa Manoela, Rafael Infante e grande elenco.

0 comentários

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)