EXISTE AMOR NO CARNAVAL, MARIANA BALBINO



O livro de estreia da carioca Mariana Balbino já deixa explícito que ele fala da melhor parte do verão, a folia dos dias de Carnaval! E eu que, a primeira vista achei que o livro era somente sobre a época mais festiva do ano, tive que preparar meu coração. O livro é muito mais do que isso.

Dois anos antes dos principais fatos do livro acontecerem, a personagem principal, Julia Roxo, está de malas prontas e prestes a começar seu intercâmbio no Canadá. Julia ficará hospedada casa de uma adorável senhora, Violet Bouchard. Ela só não contava que a família Bouchard mudasse tanto a sua vida: ao conhecer Ethan, o doce e tatuado neto de Violet, Ju vive um romance perfeito e tem certeza que encontrou o amor da sua vida. Até que um acidente destroi tudo o que Julia havia construído no Canadá.

De volta ao Rio de Janeiro, traumatizada pelos últimos acontecimentos, Julia demora a reconstruir sua vida: são dois anos de luto pelos amigos perdidos. Sorte dela de contar com o apoio integral da família Roxo - que de tradicionais, não tem nada! - e seus amigos.  Aliás, os Roxo são incríveis! Com certeza os melhores personagens do livro.

Em seu primeiro Carnaval em Búzios, entre muitos estresses - afinal, estamos falando de uma protagonista tipicamente ariana -, Julia reencontra Lucas - o seu primeiro amor nos tempos de colégio, pra quem ela dedicava várias cartinhas de amor. Apesar dos dois negarem e trocarem muitas farpas, o sentimento ali era real e, aos poucos, o que era apenas sexo acabou se tornando  m divertido e fofo relacionamento. 
















Palmas para a protagonista Julia! É uma personagem real e divertida, de fácil identificação. Ela adora signos, Grey's Anatomy, praia e compra briga quando alguém faz mal aos seus entes queridos. E apesar de ser narrado em primeira pessoa, o livro possui um toque diferenciado, onde todos os muitos personagens tem seus momentos de protagonismo, criados muito bem pela autora. 

O livro é em grande parte divertido, onde a monotonia não tem vez. Acontece muita coisa nessas 384 páginas. Há muitas festas, reencontros inesperados, viagens e outras datas comemorativas além do Carnaval: Natal e festa junina são alguns deles.  Todavia, o toque dramático do começo do livro permanece; muitas perdas e acidentes cercam a vida de Julia e seus amigos, com momentos de partir o coração e outros de provocar tensão no leitor. 

A coisa que mais fez falta na editoração do livro foi a falta da sinopse do livro nas orelhas e na contracapa. As passagens escolhidas para ambos entregam muito pouco do livro, uma vez que são falas em primeira pessoa da protagonista - cujo nome nem mesmo sabemos. Achei também que o Carnaval em si poderia ter sido mais focado, uma vez que ele concorre com muitos eventos igualmente grandiosos e decisivos para o casal principal. Apesar disso, é uma boa e leve leitura, perfeita para agora: Fevereiro chegou, minha gente! Viva o Carnaval!

0 comentários

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)