Header Ads

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?node=16337903011&pf_rd_m=A3RN7G7QC5MWSZ&pf_rd_s=merchandised-search-1&pf_rd_r=25NB0E9QZ77ARZK9R4XS&pf_rd_t=101&pf_rd_p=016d5e8e-fbd7-4556-89df-e2fa66391ee3&pf_rd_i=16337903011&linkCode=ll2&tag=maravilhdesco-20&linkId=fd09f073782dbee08f43fefbb4db448b

ESMERALDA, DE JOSIANE VEIGA



O livro Esmeralda, da brasileira Josiane Veiga, se trata de um romance fantasia, em que existem três reinos com habitantes bem destintos: Bran, Masha e Cashel. Os moradores dos dois primeiros reinos são bem parecidos com sua pela clara, mas enquanto os primeiros carregam cabelos escuros, o povo de Masha são ruivos, e em Cashel, o povo possui pele escura. Qualquer criança nascida da mistura entre esses povos é chamado de Imundo, e dependendo do reino carrega um grande estigma ou é perseguido e morto pelos outros. Foi nesse mundo que nasceu Esmeralda, filha de um mashiano que estuprou sua mãe de Cashel anos atrás. Por causa disso, Esmeralda sempre sofreu com sua origem e viu sua mãe  e seu irmão terem suas vidas destruídas.

Tudo o que ela mais deseja é obter vingança contra seu pai biológico, e por isso ela será capaz de tudo, atravessando o oceano e se envolvendo com um rei amargurado. Cedric é o soberano do reino de Bran, o mais próspero dos reinos, e considerado o mais poderoso. Após um acidente, Cedric fica com metade do rosto desfigurado, e se torna um homem recluso e mal humorado, após ser abandonado pela mulher que amava. Convencido por seu tio, ele decide se casar com uma pura mashiana, sem saber que ela na verdade é uma Imunda, e que tudo faz parte do plano para que ela consiga sua vingança.

Temos aqui mais um livro medieval dessa autora que me conquistou com o livro A Insignia de Claymor, que resenhei tempos atrás (Leia aqui). Gosto muito de como a autora cria protagonistas que não são exclusivamente bons ou maus, que podem possuir uma motivação egoísta ou  de vingança, mas que também possuem boas qualidades. Esmeralda, a protagonista, é uma mulher forte, guerreira, melhor em uma espada do que muitos homens por aí, e com foco em sua vingança. 


Cedric é um rei correto e justo, que segue as escrituras do seu povo. Ele era um homem apaixonado e romântico, até que é abandonado por causa de seu rosto. Acostumado a repulsa de todos, ele se surpreende com o fato de sua esposa não ligar para sua deformidade. Temos aí o começo de uma relação que vai divertir muito o leitor, porque nenhum dos dois tem uma personalidade fácil, e Cedric está acostumado a ser totalmente obedecido por seus súditos, e não esperava outra coisa de sua nova esposa. E o desenvolvimento romântico dos dois é ótimo de se acompanhar.

Quanto aos personagens e tramas secundárias, são muito bem exploradas, e a forma como o enredo se desenvolve e segue, é um ponto alto do livro. O livro também mexe muito com o tema preconceito, tanto na questão de diferença racial como na relação homem/mulher. Esmeralda está entre os livros mais vendidos da Amazon em sua categoria e não é para menos. Junto com autores como Carina Rissi e Andre Vianco, Josiane Veiga me apresentou um outro universo literário através de um autor nacional, e me fez desejar correr atrás de seus outros livros que também estão disponíveis na plataforma da Amazon, e também recomendá-la para todos que gostam de um bom romance.


2 comentários:

  1. Que resenha linda demais, meu deus ♥ Muitooo obrigada pelo carinho e por me igualar a icones como a Rissi e o Vianco (ainda to bem longe kkk). Muitoo obrigada de coração ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euq eu agradeço por criar obras assim. Quero trazer mais delas aqui para o blog. Bjss

      Excluir

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Tecnologia do Blogger.