RESENHANDO UM NACIONAL: O Vilarejo, de Raphael Montes



Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


O Vilarejo, de Raphael Montes, é um livro onde contém 7 contos "assustadores", sendo eles: Banquete Para Anatole, As Irmãs Vália, Velma e Vonda, O Negro Caolho, A Doce Jekaterina, A Verdadeira História de Ivan, O Ferreiro, O Porquinho de Porcelana da Senhora Branka, e Um Homem de Muitos Nomes, cada conto baseado em um pecado capital. Recheado de horror e um pouco de confusão, Montes narra a história de cada morador do Vilarejo de forma corrida e rápida.

Aparentemente, o vilarejo se situa (ou situava) em Ciméria, mas misteriosamente desapareceu do mapa e não restou sobreviventes para contar histórias ou afirmar os fatos, apenas esse livro, com meros relatos. 

Os contos, são curtos e confusos, e implicam um certo terror. Alguns podem até mesmo chegar a lhe causar náuseas. Os mesmos podem serem lidos em poucas horas, e se aceita um conselho, que seja realizada a leitura em uma noite fria. 


A obra recebeu diversas críticas, de boas à ruins, e aconselho cada um realizar a leitura e tirar sua própria conclusão para ver de qual lado fica. Particularmente, vi confusão na escrita, mas também vi um enredo promissor apesar de curto. Montes tentou implicar um mistério, e no fim, acabou por surpreender o leitor com um final que o fazer juntar as peças do quebra-cabeça. 

Enfim, se não leu esse livro ainda, leia, se já leu, compartilhe conosco o que achou e não se esqueça de compartilhar com os amigos. Então um beijo, e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Instagram