QUARTO, EMMA DONOGHUE




Jack, um menino de 5 anos, nos mostra o seu mundinho, que se resume ao quarto,quarto esse em que vive com sua Mãe, feitos de refém por um maníaco que a sequestrou quando tinha 17 anos de idade e devido a série de violações a que era imposta veio ao mundo.Um mundo pequeno resumido em seus livros, pois já sabia ler, seus brinquedos feitos com materiais recicláveis e os desenhos que passavam na TV.

Ao misturar realidade e imaginação Jack vive seus dias com graça sem se dar conta do inferno em que se encontrava mas para ele só estando com sua Mãe já bastava.
Ajudamos uns aos outros para nos mantermos fortes. Ninguém é forte sozinho.
Há 7 anos trancada, não aguentando mais, Mãe cria um plano de fuga e arma para o Velho Nick, dando para ela e Jack a liberdade que tanto queria. Porém, a vida não seria tão fácil quanto ela achava que seria.Ao serem resgatados são internados em uma clínica psiquiátrica afim de serem minimizados os traumas para que sejam capazes de viver em sociedade.


Para Jack, apesar de assustador, seus dias eram uma descoberta sem fim de um cotidiano que ele só tinha ouvido falar e, por ser uma criança, sua adaptação a esse novo estilo de vida foi menos doloroso do que o de sua mãe que teve que reaprender muitas coisas básicas. Mas, o amor e a necessidade que ambos sentiam um pelo outro foi o alicerce para a recuperação do trauma.

Emma Donoghue, nos brinda com uma narrativa impecável, com fatos bem embasados e concretos de uma realidade atual e cotidiana, realidade essa que vemos muito em séries policiais mas relatada pelo ponto de vista da polícia. E este foi o ponto que fez toda a diferença ao mostrar o lado feio da vida através da ótica de uma criança. 


Um livro comovente, especial e conscientizador ao mostrar o quanto a vida é efêmera e volátil. Uma história que me ganhou no primeiro capítulo e que encheu meu coração de amor e esperança pois, ao mantermos a pureza de uma criança em nossos corações não teremos limitações possuindo o infinito como limite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Instagram