ACAMPAMENTO PARA MÚSICOS (NEM TÃO) TALENTOSOS, DE CLARA SAVELLI


O livro O Acampamento para músicos (nem tão) talentosos, da autora Clara Savelli, é uma ficção adolescente, que vai fazer você pensar em sua vida, duvidar de suas escolhas, e começar a enxergar e não só ver as pessoas que estão ao seu redor. 

O Acampamento foi inicialmente publicado na plataforma Wattpad e, no ano de 2015, ganhou o prêmio The Watts, organizado pela própria plataforma.


O Livro conta a história de Amanda, uma jovem menina tímida que gosta de tocar flauta e cantar no chuveiro, que é levada "à força" para o Acampamento de inverno para músicos talentosos, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Terá que passar um mês inteiro no acampamento com sua melhor amiga Lila, que convenceu, ou melhor, arrastou Amanda para lá. Na primeira refeição do acampamento, elas se encontram com Eduardo e Gustavo, dois amigos que compartilham o amor pela música, Eduardo pela bateria e Gustavo pelo violino. Lila e Gustavo compartilham várias assustos em comum, mas Eduardo e Amanda a única coisa que eles compartilharam são tortas de climão, e às vezes, bombas de chocolate.
"Uma das máximas que ter Murphy tão presente em minha vida me ensinou é que nada é tão ruim que não pode ficar pior."
Seguindo a vibe da citação acima...Segundo as regras do acampamento, os alunos devem se inscrever em no mínimo 2 matérias, ou seja, nossa querida Amanda, não poderia só tocar as suas três músicas na flauta, e assim ela acabou entrando na turma de canto, e conhecendo Igor, um Little Moster e defensor fiel da Diva Gaga, e Anna Julia, uma Katycat e defensora fiel da Katty Perry. Mas além deles, Eduardo está em sua turma. Logo, o seu novo desafeto tinha que escolher a mesma matéria que ela?
"Às vezes nós nos surpreendemos com os talentos ainda não descobertos. Às vezes vocês estão aqui achando que são grandes cantores e, no final do curso, vão descobrir que são péssimos. Às vezes Amanda é ótima e todos os vizinhos param os afazeres para ouvi-la quando ela está no banho e ela não sabe. A vida é cheia de surpresas. A vida artística, mais ainda."
Entre romances com monitor, brigas entre amigas, vozes misteriosas, aulas entediantes, pressões para as apresentações do Show Final, Amanda vai perceber que a vida é muito complica e que a males que vem para o bem.
"Suas experiências ruins no passado te deixam com um medo absurdo de ser feliz no presente, então você sabota seus sentimentos, antes mesmo de entender o que está sentindo."

A diagramação do ebook é muito bem feita, bem separada com a fonte no tamanho certo e que não cansa os olhos. Os capítulos não são pequenos o que desacelera a leitura, mas ao mesmo tempo, a escrita da Clara é muito dinâmica, assim o livro acaba fluindo muito rápido, por exemplo, eu li o livro em 3 dias.

A narrativa é muito bem estruturada, todos os personagens apresentados no livro tem um propósito de estar ali, é nítido que eles não estão ali para fazer figuração. A trama se desenvolve muito bem e é notável que no começo do livro parece que o tempo não passa, o que é o propósito da autora, porque no começo Amanda está achando um suplício ficar naquele exílio que é o acampamento. Mas mais para o final do livro a história corre, pois está chegando o Show Final e estão todos ansiosos para isso. Um elemento que faz você notar isso é que no começo Amanda sempre fala que corta mais um dia no calendário e já ao final ela conta os dias na cabeça como se estivesse ansiosa e como se o tempo tivesse se esgotando.
 

Eu gostei bastante do livro, principalmente do Epílogo que é uma fofura. Eu acho que muitas meninas vão se identificar com a Amanda e outras com a Lila. E acho que todas vão sonhar para encontrar o seu Eduardo ou o seu Gustavo. Por isso vos deixo, com a minha citação favorita.  
"A vida é engraçada. Muitas vezes não entendemos nada dela, mas é simplesmente porque queremos interpretar tudo e, por isso, acabamos vivendo de menos. Aproveitando de menos. Saboreando menos suas delícias com medo de seus dissabores. A verdade é ninguém sabe nada da vida. A gente só acha que sabe."

O livro está disponível inteiramente grátis no Wattpad e também para compra na Amazon.

Um Beijo e até a próxima resenha !


                                                       

2 comentários:

  1. Não sei o que é mais lindo: a resenha ou as fotos! Obrigada por uma resenha tão linda! Fico muito feliz que o livro tenha alegrado sue coração!!! Beijocass

    ResponderExcluir

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Instagram