CLÉR, DE PABLO MADEIRA


Clér é um romance escrito por Pablo Madeira, e lançado pela editora Deuses. É uma história curta, sobre Rodrigo, um jovem de 18 anos, que vivia com o pai alcoólatra e que não aceitava o fato do filho ser gay, e a mãe, que era submissa ao marido e a suas atitudes violentas. Tentando sair desse ambiente venenoso, Rodrigo vai morar com a tia em uma outra cidade, onde faz novas amizades, e conhece Clér. Uma rapaz bonito e divertido, que parece ter uma amizade colorida com uma outra garota, e que desperta sentimentos em Rodrigo.

Como eu comentei, o livro é bem curto, com pouco mais de 100 páginas, então a leitura é bem rápida. Achei a capa muito linda, e combinando perfeitamente com a história, com a ideia do livro. A história é contada toda, praticamente, por Rodrigo. Mostrando desde sua relação com os pais, até seu envolvimento com Clér. O livro procura mostrar os desafios de um jovem consciente da sua sexualidade, mas que também tem que lidar com outras pessoas, e como ele é tratado por isso. A mensagem é ótima, mas talvez por ser um livro tão curto, algumas coisas não foram tão bem exploradas.

Rodrigo é um personagem bem real, gosto disso. De como o leitor pode se identificar com ele e seu dia a dia. A ligação a primeira vista, que ele sente pelo Clér e como ele se percebe apaixonado, foi contada bem, apesar de rápida. Quanto ao Clér, ele é visto como uma jovem divertido, simpático, mas eu queria ter tido a oportunidade de ter mais empatia pelos dois juntos. Alguns momentos, principalmente deles poderiam ter sido mais detalhados. Então mesmo sendo contados pelo protagonista, ficou tudo superficial demais. 


O livro procura passar uma mensagem, e acho que ele cumpre isso. O final impactante, mesmo com o leitor não tendo criado um laço intimo com o casal, é forte, e coloca pra pensar. É sempre interessante ler algo que no final não se trata apenas de uma história de ficção, mas de uma critica a sociedade. Queria muito que o livro fosse maior, e tivesse explorado mais o casal, porque sou do tipo romântica, e adoro coisas que me derretam. E talvez isso trouxesse ainda mais valor ao final.  Mas vale a pena conferir o livro, e trazer sua opinião aqui nos comentários.

Confira outras publicações do autor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Instagram