MD ENTREVISTA: JULIANA MENDES



Hoje vamos conhecer a linda escritora Juliana Mendes
Ela é carioca, e atualmente mora em Belo Horizonte. Escreve desde a infância, mas foi aos 26 anos que se enveredou nas aventuras da literatura romântica e sensual. Hoje, aos 34 anos, consolida sua escrita com o lançamento do primeiro volume da duologia romântico-erótica, intitulada "Porque Fechei os Olhos".


Já conheço a Ju há algum tempo, mas só agora na Bienal de Minas que tive o prazer de a conhecer pessoalmente e pude abraçar, conversar e claro tietar, e sim, aproveitei entrevistá-la. Ela vem nos contar um pouquinho de tudo... Sobre ela, suas inspirações, seus projetos, e sobre as novidades que vem por aí. 

  • Defina a Juliana Mendes em uma frase.
"Se bem adestrada, ela pode ser um bichinho tranquilo e muito bonzinho, mas não se engane: o instinto selvagem nunca morre e se houver a oportunidade, ela vai morder." (André S)

  • Conte-nos um pouquinho de como é o seu dia a dia.
Trabalho de 7 às 16 horas na Secretaria de Saúde de BH, chego em casa por volta das 17 horas e cuido dos afazeres de casa, namoro um pouquinho (quando o marido está em casa), e à partir de 21 é o momento que tenho para começar a escrever. Basicamente isso kkkk

  • O que desperta a inspiração para as suas histórias? 
As relações humanas e as formas como se desenrolam são minha maior inspiração, com certeza.

  • Quando percebeu que tinha o dom da escrita, e desde então como tem sido?
Eu comecei a escrever desde muito novinha, sempre com um grande incentivo do meu pai, que era poeta. Então, sempre foi uma realidade latente na minha vida. Lançar a história no mundo é que foi uma grande novidade e tem sido uma experiência incrível.

  • Você possui uma equipe que te ajuda com o livro?
Claro, nunca fazemos nada sozinhos. Tenho minha querida revisora e amiga Monique, minhas betas do primeiro livro: Cinthia, Vivi e Amanda, minhas betas do segundo livro: Vívian e Michele, e a querida Debby Scar que me ajudou demais com as artes das primeiras capas e do marcador, a querida Andressa que fez minha capa linda, meu amigo Alexandre que fez as modificações da capa para a segunda edição e a arte do novo marcador, minhas Jujus que ajudam demais com a divulgação... Enfim, sou cercada de gente muito bacana e talentosa, por todos os lados.

  • Como foi escrever "Porque Fechei Os Olhos"?
Foi uma experiência única. Os personagens já existiam na minha mente, já conversavam comigo e gritavam para sair. dar vida à eles foi uma doce tortura.

  • Quanto tempo levou para escrever e publicar o livro? E como você lidou com esse tempo?
Escrevi o livro em um ano, mas por motivos pessoais engavetei e só fui lançá-lo 8 anos mais tarde, depois de fazer uma atualização. Foi um tempo de vencer barreiras e de auto-descoberta, onde precisei me fazer mais forte devido a alguns percalços.

  • Como foram criados os personagens?
A princípio quem me inspirou a começar foi "Karen". Ela surgiu como personagem na minha cabeça antes de qualquer história. E martelou na minha mente por tempos. Quando resolvi contar a história de Karen, a personagem já "conversava" comigo a muito tempo. O próximo a surgir foi Andrew, que a princípio seria antagonista, um melhor amigo gay da Karen, mas o personagem tomou tal proporção que precisei recomeçar toda a história. Em seguida veio Paul, que possui todas as características que um homem precisa ter para dar conta de romper as barreiras de Karen, sem pirar. E foi assim que tudo aconteceu.

  • Como são eles? Nos conte um pouquinho de cada um.
Karen é uma menina triste, marcada pela vida, que se defende como pode, para não sofrer mais... Mas também é uma menina que vive como pode, dia após dia. Ela trabalha, batalha, enfim...
Andrew é o amigo perfeito, aquele que cuida, que dá o ombro, que está sempre do lado, apesar dos sentimentos conflitantes.
Paul é um homem arrebatador, sua presença por si só já domina o lugar em que está. Ele é intenso, apaixonado, com um coração lindo, mas também marcado pela vida e com seus fantasmas interiores.

  • Esse é o primeiro livro de uma duologia. Podemos esperar alguma novidade ou surpresa para a Bienal de SP?
Para a Bienal de SP a surpresa é outra, kkkkk. Estou escrevendo um livro sobre Heitor, o peão do livro "Indomável", em parceria com a autora S.Miller, lembram? Hummmmm....

  • No seu dia dia você trabalha, cuida da casa, e ainda escreve. Você encontra tempo para ler algo ou dedica todo o seu tempo livre para a escrita?
Olha, ler ficou realmente muito mais difícil agora, mas ainda mantenho um tempinho para a leitura. No momento estou lendo "Arma de Vingança" do Danilo Barbosa.

  • A música tem influência na sua escrita?
Direta. Ouço música o tempo todo para escrever. A música traz sentimentos reais, potencializa emoções e acredito que isso fique nítido no papel.

  • Admira algum autor ou autora,nacional ou internacional.
Na literatura internacional, vou citar minha fonte de inspiração da vida que é Fiodor Dostoievski, pela sua escrita intensa, perturbadora, elaborada e sensível. Na literatura nacional temos uma vasta gama de excelentes autores, que ganham cada vez mais espaço. seria injusto citar um em detrimento do outro.

  • Você está em um projeto novo com sua amiga e escritora S.Miller. Pode nos contar um pouquinho sobre esse livro?
"Indomável Coração" é um spin-off do livro "Indomável" e conta a história de Heitor, desde o momento em que se separa de Lírio até o momento em que ela volta. Cada capítulo conta a história de uma mulher diferente, que passa pela vida de Heitor e deixa sua marca e é marcada por ele. É um livro muito hot mas de uma sensibilidade incrível. Tem sido uma experiência maravilhosa realizar esse projeto ao lado da Ivânia.

  • Além desse livro você está escrevendo algum outro livro? Tem novidades por aí? 
Estou finalizando o volume 2 de "Porque Fechei os Olhos" e além dele estou escrevendo um livro de contos, chamado "Contos de Entrega". É uma coletânea de três contos, sendo que cada um trata de um tema: Submissão, Swing, Voyeurismo. 

  • Bom nesse momento pense que está de frente para seus fãs-leitoras e leitores, o que nos diria...
Muito, muito obrigada! Tudo isso só é possível por vocês. E tudo nesse caminho será para vocês, sempre. Obrigada pelo amor e carinho que me oferecem, sempre. Amo vocês!!!

  • Um pouquinho mais...
Escrever é: O que dá sentido.
Uma música: Beautiful Girl, de William Fitzsimmons
Um filme: Um Sonho de Liberdade
Um livro: Crime e Castigo, de Fiodor Dostoievski

  • Obras da autora:
Porque Fechei Os Olhos: Disponível em formato físico e em e-book
Um Velho Ano Novo: Spin-off de "Porque fechei os Olhos" disponível em e-book
Indomável Coração: Pré venda em e-book e com lançamento pré visto para Bienal de SP em formato físico.


Novidade: Bom, pra vocês que ficaram curiosas (os) e ansiosas (os) assim como eu por mais da escrita da Ju, vou contar um segredinho... "Indomável Coração" (de S.Miller e Juliana Mendes) já está disponível na pré-venda da Amazon e terá seu lançamento em e-book no dia 12/06, pressinto que esse dia dos namorados promete. Ficaram interessadas (os), então corre lá na Amazon e garanta não só esse como os outros também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Instagram