DESCOBRINDO: AURORA DISNEY

Como muitos já devem saber, a criação da princesa Aurora surgiu como um tipo de adaptação a um antigo conto popular europeu, onde ao espetar seu dedo em uma roca de fiar, ela entra em um sono profundo

Diferente da linda história contada pela Disney, ao seu lindo príncipe encontra-la, ele apenas a usa e vai embora a deixando grávida. Ela não desperta com um beijo de amor verdadeiro, mas sim com um de seus filhos chupando seu dedo e removendo a agulha que estava nele. 


As músicas do filme foram gravadas pela Orquestra Sinfônica de Munique e o trabalho impecável fez com que  a animação ganhasse diversos prêmios e indicões como no Oscar em 1960 na categoria melhor trilha sonora e no Grammy em 1959 como melhor álbum Cinema/TV. 

A animação foi o ultimo conto de fadas feito por Walt Disney em vida. Ela começou a ser produzida em 1951 e só foi finalizada em 1958, isto porque Walt estava muito ocupado com outros negócios, a construção de seu primeiro parque temático Walt Disney Land na Califórnia. Alias, o castelo construído nele é o da Bela Adormecida! Os tipos físico e visual da princesa foram inspirados na atriz Audrey Hepburn.

O príncipe Felipe foi o primeiro a mostrar uma real personalidade e ter um nome, por Walt duvidar da capacidade de seus artistas para produzir personagens masculinos nos filmes anteriores. Tanto que podemos perceber que os príncipes de Branca de Neve e Bela Adormecida não aparecem muito nas animações. 

Uma coisa que a maioria das pessoas não devem nem ter prestado atenção é que Aurora é a princesa protagonista que menos tem cenas em seu próprio filme, aparecendo por apenas 18 minutos durante toda a animação. Mais uma coisa que deve ter passado despercebida foi a cena final de Aurora dançando com Felipe no salão real ter sido reaproveitada anos depois no filme A Bela e a Fera. 

Durante suas aparições, Aurora está quase o tempo todo descalça. E o motivo de Flora e Primavera brigarem pela cor do vestido da princesa foi por nem os próprios animadores conseguirem se decidir! Uma outra curiosidade muito impressionante é que o livro que abre o filme é um objeto real feito inteiramente a mão



No conto de verdade a menina não tinha só três, mas sim sete fadas madrinhas e se fosse por Walt, as três apresentadas no filme seriam iguais, mas os animadores o convenceram a coloca-las com personalidades e físicos diferentes

O clássico da Disney inovou os contos de fadas da época e é repleto de cenas marcantes que até hoje ficam na memória de todos que o assistiram. Bela Adormecida foi feito com muita dedicação pelos estúdios Disney e talvez seja por isso que até hoje ele continua tendo remakes no cinema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Instagram