Header Ads

Quatro : Histórias da série Divergente

O livro "Quatro" é um compilado de histórias escritas pelo ponto de vista do personagem Quatro/Tobias, algumas se passando antes da série Divergente, e outras durante. A primeira ideia da autora era escrever toda a série dessa forma, através de Tobias. Mas em determinado momento ela percebeu que não conseguiria contar tudo da forma como queria, se continuasse assim. Por tanto, ela guardou o material e recomeçou a série através dos olhos e pensamentos da personagem feminina Tris.


Após o sucesso da série, surgiu a ideia de resgatar esse material (que foi lançado em contos separadamente), e formar esse livro. Saciando a curiosidade dos leitores a respeito do par romântico da protagonista, e também um dos personagens mais adorados da série.

O livro apresenta sete capítulos. O primeiro se intitula "A Transferência", e como o nome já diz, fala sobre o processo de escolha de Tobias pela saída da facção Abnegação para a Audácia. Conhecemos um pouco da sua relação com o pai, com a própria facção e todo o caminho até sua decisão.


O segundo capitulo é "A Iniciação", onde vemos sua adaptação a nova casa, e como era realizada os testes de iniciação dentro da Audácia. Conhecemos também outros personagens que aparecerão novamente na trilogia, e também entendemos a inimizade entre Tobias e Eric.

Já o terceiro capitulo, ainda em ordem linear, se chama "O Filho". Nele, Tobias tenta encontrar seu lugar dentro da facção, ainda apegado ao passado. Entendemos um pouco mais sobre sua relação com o pai e a mãe, e o mais interessante: já percebemos indícios da trama que envolve a trilogia no futuro. A relação subliminar e suspeita entre a Erudição e a Audácia. 


"O Traidor", que é o 4º capitulo, se passa 2 anos depois de "A Transferência". E o cenário já se torna mais familiar, pois nessa época se passa o primeiro livro "Divergente". Já é possível acompanhar os  pensamentos de Tobias em relação a Tris, e suas descobertas em relação aos planos das facções contra a Abnegação.

Por ultimo há uma seleção de três cenas exclusivas de "Divergente", pelo ponto de vista de Tobias, mas não mantendo a ordem cronológica seguida até agora.

Primeiramente fica claro, que é preciso ter lido pelo menos o primeiro livro da trilogia "Divergente" para entender os acontecimentos. Em segundo, é uma leitura complementar muito interessante para a série. Conseguimos entender um pouco mais sobre o personagem Tobias, conhecer mais sobre o seu passado. Também é possível compreender algumas situações que acontecem posteriormente na série, e sob outra perspectiva ficam mais claras. Muita coisa é explicada nesse livro, porque certas mudanças aconteceram.

A narração de Tobias possui a capacidade de prender o leitor tanto quanto Tris é capaz da fazer. E a curiosidade te mantêm atento até o final, porque Tobias sempre pareceu um personagem misterioso, fechado, que não gosta de falar muito sobre o passado.

Gostaria que o livro fosse maior, talvez pegando todo o primeiro livro da trilogia. Seria tão interessante quanto qualquer outro livro da série. Mas de qualquer forma já dá para ter um gostinho de quem foi Tobias Eaton, e como ele se tornou Quatro. 

Se você é um da série Divergente, esse livro com certeza não pode ficar de fora da sua estante.

Nenhum comentário

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Tecnologia do Blogger.