Header Ads

O escafandro e a borboleta




             Jean Dominique Bauby nasceu em 23 de Abril de 1952, morreu em 09 de março de 1997. Era jornalista, escritor Francês e editor da revista Elle. Sofreu um acidente vascular cerebral, perdeu toda a movimentação do seu corpo e também a fala, porem suas capacidades mentais permaneceram perfeitas.

              O livro O Escafandro e a Borboleta conta toda a história desse ilustre narrador, após seu acidente. - Incrível notar sua superação diante da doença.

           No inicio do livro Jean conta, que logo após voltar do coma, ainda tinha esperanças de recuperação, “... eu forjará a certeza de que logo recobriria fala e movimentos. Meu espirito mundeiro até fazia mil projetos: um romance, viagens, uma peça de teatro.”
Após descobrir que não seria restabelecido seus movimentos é invadido pela tristeza por se lembrar das coisas que podia fazer anteriormente. “ O banho semanal, então, me imerge ao mesmo tempo em abatimento e felicidade. Ao delicioso instante em que mergulho na banheira, logo sucede a saudade dos grandes banhos que eram o luxo da minha antiga vida. São pouco os momentos em que lembrando esses prazeres, sinto com tanta crueldade a minha ativa condição.”
   
               A fonoaudióloga ajuda a Jean a se comunicar, utilizando a unica parte do corpo onde o movimento é possível: Sua pálpebra. A cada letra do alfabeto francês, ele mexia a pálpebra quando era a letra que correspondia a sua vontade.

                              E S A R I N T U L O M D P C F B V H G J Q Z Y X K W E
foi assim que Jean narrou sua obra.



“ Fui tomado pelo acesso de riso nervoso que acumulo de catástrofes sempre acaba por provocar, quando decidimos tratar o último golpe do destino como piada.”


           O Livro tem poucas páginas e as letras são de tamanho médio. Com capítulos curtos a leitura se torna bem prazerosa. Com uma capa linda e que chama a atenção. Um livro que nos prende a atenção do começo ao fim. (Já faz parte de um dos meus favoritos! Rs ) Nos faz refletir e querer assim como Jean , vencer as dificuldades e superar sempre. É denominado como Biografia.
Ótimo livro pra quem deseja saber ou entender o que passa pela cabeça das pessoas que tem deficiências físicas.

          Baseado nessa história, foi criado um filme fantástico.  Veja o Trailer.

                      https://www.youtube.com/watch?v=JtCTskfIEAQ 

Deixem seus comentários :D 

Um comentário:

  1. Oi, Karol! Tudo bem?

    Desde que foi lançado, sempre quis O Escandinafo e a Borboleta, mas até hoje não comprei...
    Vou aproveitar a Black Friday para adquirir este livro que através de sua resenha muito bem escrita me despertou a curiosidade em querer conhecer a história de Jean
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Participe do sorteio #Novembro Azul no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Tecnologia do Blogger.