Header Ads

https://www.amazon.com.br/Tartarugas-At%C3%A9-Embaixo-John-Green/dp/8551002007/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&qid=1507581168&sr=8-1&keywords=Tartarugas+At%C3%A9+L%C3%A1+embaixo&linkCode=ll1&tag=maravilhdesco-20&linkId=c3ea7b7463de8115a73d3b747e1def3c

Destinos Trocados #1: Sinfonia, de Marcele Cambeses

  Título: Destinos Trocados #1: Sinfonia
  Autora: Marcele Cambeses
  Editora: Produção Independente
  Ano: 2013
  Páginas: 732 páginas

  Após o estressante vestibular, Naty, uma menina  meiga e um tanto incomum, se depara com um  universo completamente novo ao ingressar na Escola  de Ensino Superior Fluminense. Contudo, em um lugar  onde diversidade é a palavra de ordem, conseguiria  ela manter seus ideais e sobreviver à nova selva?  Para tanto, conta com a ajuda de dois grandes amigos:  Dan, um calouro muito carismático e divertido, que  entra para mexer com todos os seus conceitos, e Babi,  veterana capaz de fazer até o mais conservador se  soltar e cair na festa. Sob a ótica gradativa de um  narrador oculto, Sinfonia mostra as aventuras desse trio e outras cinco personagens durante os dois primeiros anos de convívio, morando na universidade.
Mundo de Sinfonia não é nada distópico ou fantástico, e sim, é a mais pura realidade, o cotidiano dos universitários no Brasil, em especial, os de faculdades públicas. Com altas chopadas, Hospital quebrado, muita cultura, batalha de bandas e , é claro, muito estudo, né !

"[...]o futuro é mutável e não se curva aos moldes de ninguém; colide com o acaso.  Já o presente, enquanto conhecido, concreto e palpável, e este sim deve ser mais do que vivido. Carpe diem: Aproveite o dia ! Antes que o acaso transforme o seu "agora" em um imprevisível "amanhã"."

A história toda começa na faculdade pública ESF, Escola de Ensino Superior Fluminense, onde Nathália Ferrari, nossa querida Naty, chega e já encontra Daniel Vasconcelos, o mais lindo Dan, e conhecem sua Veterana Bárbara Castro, a musa Babi, que salva eles de levar muitos trotes.
Depois, lá para o segundo período chegam os alunos transferidos Tibico, Ana Ju e Fernando, os amigos de infância do Dan e componentes da Frango Assado, antiga banda do Dan. Eles vão abalar bangu !

No começo, você acha que Naty, Dan e Babi vão ser os personagens principais, mas é ai que você se engana, porque no livro os personagens principais é esse grupo de amigos que sempre adoram fazer uma farofada e que sempre engorda e emagrece, porque a vida é uma peneira que muitas pessoas ficam e outras passam, e assim segue a peneiração da vida! 


"E o fluxo da vida, seja perfeito ou imperfeito, simplesmente é capaz de escorrer por entre os dedos, escapando-nos das mãos."


E é por isso que a autora desenvolveu muito bem todos os personagens, porque quando chega o momento em que cada personagem te conta a história de vida dele, você chega a acreditar que ele virou seu melhore amigo para estar te contando tudo aquilo. E é por causa disso que você se identifica tanto com eles, alguns você se identifica até demais, para falar a verdade.


Esse livro é inovador, porque possui diversos componentes que eu nunca vi em outros livros:

1) Playlist
  Para embalar cada cena, Marcele acrescentou músicas que realmente tinham significados para cada situação
Eu montei a playlist do livro lá no Youtube se quiser conferir ela está no nosso CanalMD.

2) Narrador

   No começo o Narrador já vem mostrando a que veio,

    "Existem muitos jeitos de se contar uma história e, em nome do seu total divertimento divertimento -- demais motivos escuros --, resolvi seguir o mais complexo deles; o que, ainda que eu fracasse, faz de mim um original."

Por isso que essa é a parte mais inovadoras do livro, esse narrador intrometido, te revela o psicológico, os pensamentos, os flashbacks feitos pelos personagens, e muito mais.
Por isso é melhor eu não contar mais nada, antes que eu lhe proporcione uma ejaculação precoce.
 

3) Matéria de Vestibular
   Seja de exatas, humana, biológicas, artes, você vai se identificar com esse livro. Porque como a autora escreveu esse livro em pleno ano de vestibular, ela tinha uma enxurrada de informação de diversas áreas do conhecimento. Por isso o livro é tão rico, cheio de matérias de vestibular, piadas muito nerds, gírias e muitas mais muitas metáforas ! 
E é por isso TUDO que o livro se torna mais real.
    Então, passe no vestibular com Marcele Cambeses ! 

E no Final o que resta é esperar para o próximo livro dessa saga.
Para que o próximo livro possa Despertar novamente todo amor que nós, DeTonas, fã clube do livro, adquirimos por esse nosso pequeno gorduchinho ! 


Falar do Sinfonia sempre é muita emoção. Porque ele me acompanhou no meu 1° período de faculdade e me acompanhará para o resto da minha vida, porque ele não é só um livro é uma lição de vida, e olha que não é livro de auto ajuda. E esse é um dos motivos para minha foto aqui no blog ser ao lado de sua esplendida companhia.

  "Toda Sinfonia flui naturalmente ao clímax e acaba, ainda que eternizada na memória."

Um beijo de cereja para todos, para os/as DeTonas e especialmente para a Marcele Cambeses!
Até a próxima resenha!


E se vocês querem saber mais sobre a Marcele Cambeses, eu fiz uma entrevista com ela, cheia de perguntas interessantes, na Bienal do Rio 2015. 





2 comentários:

  1. Que coisa mais fofurita e linda! Mil vezes obrigada, Nanda, pelo carinho que você tem comigo e com o Sinfo desde quando eu apareci na sala da sua turma pra interromper a aula. Acho bastante curioso que a maioria dos DeTonas que chegaram para ficar na minha sempre têm um tipo de vivacidade especial que eu nunca soube explicar, mas que via em você. Então, imagine a minha felicidade por você ter me procurado, mesmo muito tempo depois da visita à escola, e se tornado, de fato, uma DeTona? Nunca terei palavras boas o bastante pra te agradecer por tudo isso, querida. Então, espero fazer jus ao seu afeto e à sua confiança no meu trabalho mais do que com a minha amizade, com os próximos volumes que virão por aí. Alguma hora, não sabemos quando ainda (abafa hahaha), mas virão. Obrigada de novo, sua linda! Beijoooos.
    p.s: não consegui conectar com a conta certa no google; teve que ser com uma velhona do DT. Oh, the irony hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Celle que isso seu Livro é incrível e me ajudou a desvendar várias coisas na minha vida e além de me ajudar no primeiro período da faculdade. Hoje, sou muito grata por você ter entrado e incomodado a aula. Porque além de ganhar um livro brasileiro na minha estante, eu ganhei uma amiga escritora Musaaaa !
      Obrigada Celle, por tudo !

      Excluir

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Tecnologia do Blogger.