Header Ads

https://www.amazon.com.br/Tartarugas-At%C3%A9-Embaixo-John-Green/dp/8551002007/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&qid=1507581168&sr=8-1&keywords=Tartarugas+At%C3%A9+L%C3%A1+embaixo&linkCode=ll1&tag=maravilhdesco-20&linkId=c3ea7b7463de8115a73d3b747e1def3c

BLING RING - A GANGUE DE HOLLYWOOD por NANCY JO SALES

Bling Ring
Autora: Nancy Jo Sales
Editora: Intrínseca
Páginas: 268

Skoob

Em 2008 e 2009 famosos como Paris Hilton, Lindsay Lohan, Orlando Bloom e Rachel Bilson tiveram suas casas, em Los Angeles, invadidas por um grupo de adolescentes de classe média alta de Calabasas, Califôrnia

Esses jovens entravam nas casas dos famosos não só pelo dinheiro que poderiam encontrar "jogado por ai", mas também pelas suas roupas e pela necessidade de se sentir iguais a eles.
Por conta desses acontecimentos, diversos jornalistas foram destinados para o caso mas uma resolveu criar um livro sobre a Gangue de Hollywood. Nancy Jo Sales, uma conhecida jornalista que já publicou e entrevistou dezenas de estrelas para a Harper's Bazaar, escreveu esse livro que mais tarde foi título do filme que vemos por ai nas telonas de Sofia Coppola.

O caso não era nada simples. Roubos são, em geral, bastante comuns ao redor do mundo, mas não em Hollywood, não com essas pessoas e, principalmente, não com adolescentes estilosos, bonitos e com uma renda familiar boa que nem esses.

O livro vai levantando questões do por que desses adolescentes fazerem o que fizeram. Te dando respostas a partir, não só do ponto de vista da autora, como também das pessoas entrevistadas e, para mim, esse foi o ponto crucial e emocionante do livro. Você podia ver que a maioria dos adolescentes de hoje em dia queriam fazer o que esses meninos/meninas fizeram. 

É muito complicado falar desse livro sem dar spoiller porque o livro se resume basicamente em confissões, depoimentos dos envolvidos e afins. O que acho que posso dizer sem esquentar a cabeça é que a gangue só foi descoberta pois Nick Prugo resolveu confessar todos os crimes e, é claro, contou sobre os amigos.

Após essas revelações, famílias foram abaladas e amizades destruídas. Com a leitura é fácil ver quais as características de cada elemento e é perceptível que todos, tanto as vitimas quanto os ladrões, possuem não um, mas vários elementos em comum.

Nick Prugo, Alexis Neiers e Rachel são os "personagens principais", mesmo na verdade ninguém seja principal realmente. Mas os três formam a história muito bem. É por causa deles que conseguimos ver a realidade (mesmo muitas vezes confundida devido as mentiras) nisso tudo, é por causa deles que podemos identificar características e, na minha opinião, é por causa desses três que o roubo deixou de ser coisa de adolescente para virar o que virou.

Para quem gosta dessa "narrativa jornalistica" o livro é um dos melhores. Pena que eu não sou uma das que ama, mas o livro me fez pensar um pouco mais sobre essa importância toda que damos para a "fama", para a popularidade em si. Acho que nessa questão, independente da forma, pois a fama pode ser vista de vários ângulos diferente, todos nós queremos um pouco dela. Todos queremos atenção, nem que ela seja de um jeito incomum. 

Ao final da leitura percebi o que realmente é relevante no caso Bling Ring: Eram adolescentes fascinados pela fama. Eles acreditavam até o fim que, além de idolatrarem famosos como Paris Hilton e outros, eles eram famosos como Paris Hilton e outros. Para eles era normal entrar na casa dessas celebridades e pegarem as coisas delas não só pelo fato dessas pessoas "terem muito e não perceberem", mas sim por eles acharem que eles mereciam aquilo tudo. Acho até que se um dia um desses famosos chegassem "em casa mais cedo" eles pediriam um autógrafo e falariam: "Olá Hilton, meu nome é tal e eu venho roubando a sua casa a dias, mas agora que nos encontramos, podemos ser amigos, não é?

Um comentário:

  1. Oioi.
    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, na verdade essa capa não me atraiu nem um pouco, e eu acabei julgando mesmo sabendo que não devo rsrsrs.
    Mas lendo sua resenha, gostei bastante da proposta, e fiquei curiosa pra ver a bagunça que esses adolescentes fazem ao invadir a casa de alguns famosos.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Tecnologia do Blogger.