Header Ads

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?node=16337903011&pf_rd_m=A3RN7G7QC5MWSZ&pf_rd_s=merchandised-search-1&pf_rd_r=25NB0E9QZ77ARZK9R4XS&pf_rd_t=101&pf_rd_p=016d5e8e-fbd7-4556-89df-e2fa66391ee3&pf_rd_i=16337903011&linkCode=ll2&tag=maravilhdesco-20&linkId=fd09f073782dbee08f43fefbb4db448b

[papo de quem lê] "Me empresta seu livro?"


Se você gosta de livros tanto quanto eu e gosta de lê-los guardadinhos na sua estante para depois poder passar a mão, dar uma olhadinha de longe, ou coisas do tipo.. com certeza já aconteceu de "ALGUÉM" pedir seus livros emprestados.

Se você for uma pessoa normal, com certeza, vai dar umas recomendações, pedir para devolver e vai ficar por isso mesmo. Você vai emprestar e tudo certo. Agora, se você for uma bookaholic, as coisas mudam completamente. 

Eu nunca gostei de emprestar meus livros. Sempre tive muita possessão quando se tratava deles. Eu acabava sempre emprestando, mas de muita má vontade. Até que meus livros começaram a voltar esquisitos. As vezes era uma folhinha no meio do livro que tinha um "rabisquinho", um "amassadinho" e eu começava a ficar maluca. Não dizia para a pessoa, é claro, mas com certeza se ela pedisse de novo a resposta iria ser: "AH, mas é que eu vou ler esse daqui a pouco!"

Quero deixar bem claro que eu empresto sim. Para pessoas que merecem respeito, é claro. Por exemplo, a mais ou menos meio ano atrás, eu e meu namorado resolvemos "dividir as despesas". Como ele gosta de ler assim como eu e nossos gêneros também são bem parecidos, decidimos que alguns livros ele compraria e ficariam com ele e outros, quem compraria seria eu, e iam ficar comigo e íamos trocando para poder ler. Ou seja, isso me fez ver que existem pessoas que são que iguais a mim. Que cuidam e os conserva também. Bom, aviso para essas pessoas que elas podem, sem dúvida, me pedir livros emprestados. 

Agora, é claro que existem aquelas regrinhas básicas. As de cima (ser cuidadoso e conservador) são só o primeiro passo. Apos conquistar o meu respeito ainda vem aquelas recomendações finais:

  • Não COMA NADA quando estiver com ele. ("Ah Mari, mas você faz isso!" "Sim, às vezes, mas tem uma grande diferença." "Qual?" "ELE É MEU!")
  •  Se você não tem um papel/marcador por perto, não quero nem saber. Nunca, em hipótese algumas, use a orelha do livro como marcador!
  • Muito menos rabisque meus livros!
  • Nem pense em pedir mais de um livro por vez. Você não é multitarefa para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. E eu ainda tenho que avaliar como voltou o primeiro.
  • LAVE AS MÃOS ANTES DE LER. Não quero manchinhas desagradáveis nas páginas dos meus livros.
  • Existem livros que eu não vou emprestar!
  • Se estragar meus livros terá que comprar outro para mim. Simples, fácil e rápido.
Pareço chata? Bom, você não viu nem metade. Se você aparecer com um dos meus livros rasgados, é melhor correr

Estou brincando é claro. O problema é que eu amo meus livros e eu quero té-los para sempre. Para mostrar para meus filhos e tudo mais. Emprestar livros não é tão simples quanto parece. Meu psicológico tem que estar muito bem para isso acontecer. E se eu te emprestei, por favor, cuide e seja merecedor do meu respeito.

Enfim, o que eu quero saber é sobre vocês. Você emprestam seus livros? Tem alguma recomendações? Alguma dica?

Um comentário:

Obrigada pela atenção. Assim que possível estarei respondendo :)

Tecnologia do Blogger.